Ipaumirim, no sertão do Ceará, ganha Ponto de Leitura


Está quase na hora de abrir as portas e janelas. Está quase no momento de abrir as páginas e participar de uma das mais importantes e essenciais iniciativas para o despertar da leitura num pequeno lugar, no interior do Ceará. Em Ipaumirim, na próxima sexta-feira, 24, às 20h, será inaugurado, na Praça Padre Cícero, 10, o Ponto de Leitura Casa Jerônimo Jorge.
O ponto de leitura é um local dedicado ao incentivo da leitura, à realização de cursos, oficinas, palestras e mostras de vídeos, e ideal para fomentar o pensamento artístico e cultural. O processo de instalação se dá por meio de edital público federal do Projeto Mais Cultura e do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, que é destinado à pessoa física ou jurídica para a realização de projetos de incentivo à leitura.
O primeiro a ser instalado no município de Ipaumirim é de iniciativa do artista plástico paulista, radicado em Fortaleza, Felipe Gregório Castelo Branco Alves, que foi contemplado em sua terceira tentativa. Segundo ele, o ponto de leitura se diferencia de uma biblioteca comum por ter um projeto de incentivo à leitura. Desta forma, sua importância se dá na aquisição do acervo específico e das atividades lúdicas e artísticas, que serão desenvolvidas ao longo do projeto, com duração inicial de seis meses.
“Nosso objeto maior está na tentativa de formação de público, e na criação e identificação de alguns grupos que se destaquem nas atividades para assim justificar a importância desta iniciativa e poder buscar a sustentabilidade do projeto”, conta animado Felipe Gregório. Para ele, a ideia de ter um ponto de leitura na cidade surgiu na tentativa de proporcionar a crianças, jovens e adultos um meio de ter acesso aos livros, ao mundo da leitura, entre outras atividades culturais e artísticas. Ao todo, 2.500 livros, entre arte, cultura, história, juventude, literatura, mundo do trabalho, livros com o foco na cultura sertaneja e nordestina, de modo geral, e a grande coleção do museu do Ceará compõem o acervo.
O local onde vai ficar o ponto de leitura é uma história a parte. A casa de Jerônimo Jorge, ilustre morador da cidade, é um patrimônio e preserva uma memória arquitetônica e histórica. A partir destas características, é que surge o interesse em desenvolver um espaço cultural para a cidade, que pretende inovar e ir além do ponto de leitura, tornando-se um espaço lúdico, artístico e cultural para todos os moradores de Ipaumirim.
A solenidade de inauguração vai contar com uma mostra sobre o projeto, apresentação musical com banda e artista da cultura popular da região, e uma quadrilha junina em homenagem a São João, santo do dia. O investimento inicial foi de R$ 14 mil, com recurso do governo federal, estadual e municipal.

Ponto de Leitura Casa Jerônimo Jorge
Assessoria de Comunicação
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 85 – 8828 7463 ou 88 – 9926 2500

Anúncios