Bonecas da artesã paraibana Lindalva das bonecas

Lindalva é conhecida por fazer suas bonequinhas de pano com detalhes inusitados, como recadinhos nos bolsos, a mamãe com o bebê no colo, dedinhos com unhas pintadas e personagens de histórias infantis, típicos do mundo da fantasia de nossas crianças.
As bonecas de Lindalva tem tamanhos diferentes. Ela faz bonequinhas desde os 4 cm e vai até as bonecas de 30 cm de altura. Lindalva diz que as pequeninas são as mais trabalhosas de fazer, porque os detalhes exigem mais cuidado na confecção. Mesmo com a dificuldade, as bonecas pequenas ela vende a R$2,00 cada e as maiores ficam em torno dos R$30,00 dependendo dos detalhes.
Lindalva usa todo tipo de retalho para confeccionar suas bruxinhas, exatamente dentro dos costumes mais tradicionais, onde as mães costuravam as bonecas com sobras dos tecidos dos vestidos que faziam para as suas filhas. Para suas bonecas ficarem em pé, Lindava tem o hábito de fazer as bases reciclando embalagens plásticas, que são forradas com tecido e recheadas com areia para ficarem firmes.
Gente, quem quiser fazer encomendas para a Lindalva, pode entrar em contato através do telefone (83)8824-6285, ou escrever aqui para a Vila que nós auxiliamos em seu pedido.
Antes que alguém pergunte ou escreva me pedindo, a Vila não tem o passo-a-passo dessas bonecas, porque é o sustento de gente muito simples que depende unicamente do seu trabalho para sobreviver. Se vocês gostaram, façam a parte de vocês, enviando pedidos ou encomendando diretamente com a artesã.
Em breve teremos mandalas de bonecas à disposição para compra no Bazar da Vila. Aguardem.

Fotos: Cris Turek e Marcelo Pereto
Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/07/fuxicos-e-bonecas-de-pano-nordestinas/

Tô aqui doidinha esperando a Fenearte 2011 no início de julho quando encontro minhas lindas bruxinhas de pano. Só gosto das bruxinhas tradicionais. Nada de bruxinhas estilizadas. Semana passada comprei tres fofinhas lá em Gravatá. Preciso arrumar um lugar para guarda-las melhor. Um dia vou aprender a confecciona-las. Quem souber de algum curso, me avise, por favor.
Anúncios